Sobre o Programa

O Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã é executado em parceria com os Estados, Distrito Federal e Municípios. Tem uma carga 350 horas/aula custeadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, sendo realizado em dois momentos: 100 horas/aula de Qualificação Social e 250 horas/aula de Qualificação Profissional. O público alvo são jovens de 18 a 29 anos, que estejam em situação de desemprego, cursando ou que tenham concluído o ensino fundamental ou médio e pertencer a famílias com renda per capita de até 1 (um) salário mínimo.

A Prefeitura Municipal de Bragança em parceria com o Governo Federal (Ministério do Trabalho e Emprego – MTE), através da Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social, aderiu a este programa, pois o mesmo tem como objetivo a qualificação profissional, o desenvolvimento humano, que também são diretrizes traçadas pelo governo do trabalho, promovendo a criação de oportunidades de trabalho, emprego e renda para os jovens em situação de maior vulnerabilidade social, por meio da qualificação sócio-profissional com vistas à inserção na atividade produtiva e tenham acesso a ações de cidadania
.
O programa pretende também estimular, aos participantes, uma consciência empreendedora para que os mesmos possam adquirir habilidade e competência para montar e gerenciar seu próprio negócio, bem como melhorar a sua qualidade de vida.

Além do curso de qualificação que permitirá a capacitação para seu ingresso no mercado de trabalho, o jovem também receberá auxílio financeiro mensal no valor de R$ 100,00 (cem reais) pelo período de 06 (seis) meses correspondente ao tempo do curso.

Como elemento orientador e facilitador do processo de qualificação e inserção dos jovens no mundo do trabalho, o Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã utiliza a metodologia dos arcos ocupacionais, onde a escolha dos cursos de qualificação profissional está em consonância com a demanda de empregabilidade da região Bragantina, sendo escolhidos os seguintes arcos ocupacionais:

TURISMO E HOSPITALIDADE (140 VAGAS)
PESCA E PISCICULTURA (110 VAGAS)
BELEZA E ESTÉTICA (100 VAGAS)
MADEIRA E MÓVEIS (70 VAGAS)
CONSTRUÇÃO E REPAROS (70 VAGAS)
SERVIÇOS DOMICILIARES (70 VAGAS)